A NASA alertou que um grande tsunami vai atingir o Brasil?

Será verdade que a Agência Espacial Norte-americana está alertando sobre um tsunami que irá atingir o Brasil em breve?
O texto começou a ser compartilhado nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2016 e afirma que a NASA teria publicado um alerta sobre o perigo iminente de um tsunami de grandes proporções atingir o Brasil.
Segundo o que foi publicado, o cientista da NASA Willian Bauduin teria descoberto que o vulcão Cumbre Vieja em La Palma (uma das Ilhas Canárias) poderia causar um  deslizamento de terra para dentro do mar, 
O texto mistura dados reais com uma grande quantidade de alarmismo exagerado e descabido, além de envolver o nome da NASA para conseguir mais credibilidade para o assunto.
 fato é que existe mesmo um vulcão chamado cumbree que ele possui falhas gr aves em sua estrutura. Também é verdade que se parte dele cair no oceano, as consequências podem ser catastróficas (não tanto para o Brasil, mas isso não tem como ser medido).
Tirando a parte real do texto, vamos à parte fantasiosa e mentirosa desse alerta:

De acordo com esse artigos piblicados na midia as chances do Brasil ser atingido por um megatsunami são quase nulas nos próximos 10.000 anos!  
Além disso, a NASA aparece somente no título da matéria e no final, quando o autor diz que o alerta vem de um cientista da NASA chamado Willian Bauduin. Uma busca no site da NASA sobre esse suposto alerta e… Não encontramos nada!
Da mesma forma, a busca pelo cientista Willian Bauduin também não trouxe nenhum resultado.
Ou seja, os criadores desse rumor usaram o nome da NASA e o do cientista (que nem existe) apenas para atrair leitores. Nada mais!
Como podemos ver,  atingir a costa brasileira, mas tudo não passa de meras teorias.  a muito tempo circula pela midia texto alertando a possibilidade de uma catastrofe no Brasil    

A foto

A fotografia usada para ilustrar a “matéria” de uma enorme onda derrubando prédios é conhecida da web desde, pelo menos, 2007, e é usada sempre em postagens envolvendo tsunami. A verdade é que essa mesma onda é a mesma usada também em diversas outras montagens, como podemos ver a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário